sábado, 14 de maio de 2011

ENSAIO DO MACULELÊ ..............projeto experimental de estágio em DANÇA

A estudante de Licenciatura em Dança Margarida Conceição, de passagem por nosso colégio, desenvolve esse mês seu Estágio Supervisionado de Roteiro e Montagem Coreográfica I com nossos alunos. O estilo escolhido foi o maculelê, tudo a vê com Margarida, e o desenvolvimento é com um grupo de vinte alunos do 9º e 8º anos. Este professor também participa ativamente da coreografia.

O QUE É MACULELÊ?

Maculelê é um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena.
O maculelê em sua origem era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de dança que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música. Num grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões, o que dá um bonito efeito visual pelas faíscas que saem após cada golpe. Esta dança é muito associada a outras manifestações culturais brasileiras como a Capoeira e o frevo.
Popó do Maculelê foi um dos responsáveis pela sua divulgação, formando um grupo com seus filhos, netos e outros habitantes da Rua da Linha, em Santo Amaro, chamado Conjunto de Maculelê de Santo Amaro da Purificação. Existem também outras comunidades, como a comunidade quilombola Monte Alegre, no sul do município de Cachoeiro de Itapemirim, onde o maculelê ainda é passado de geração em geração, com o objetivo de não perder a cultura tradicional.

Segue registro fotográfico dos ensaios. Durante o desenvolvimento do projeto vou acrescentando mais fotos e informações.



























1 Comentários:

Às 22 de setembro de 2011 às 06:35 , Blogger Daya disse...

KI Droga ...Achei as fotos ¬¬ ... Pensei q tivesse me livrado =( kkkkkkkkk

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial