O RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO - proposta de ensino.
INTRODUÇÃO
Conhecer e compreender a importância histórica do Renascimento para o desenvolvimento da civilização ocidental é de fundamental importância para o entendimento das mudanças sociais, culturais e científica ocorridas nesse período. Na construção desse conhecimento partimos da análise do contexto histórico renascentista e centramos nosso foco no estudo das biografias dos principais artistas e na análise de suas mais importantes obras. Nosso planejamento buscou envolver os alunos em diferentes atividades e levá-los a ler, escrever, pesquisar, organizar e executar apresentação de seminários. Incorporamos também uma atividade prática de produção em artes visuais (gravura com isopor) como um dos elementos de critérios para a avaliação da unidade. As atividades de pesquisa e seminários foram desenvolvidas em grupo e os exercícios e a realização e impressão da gravura foram realizadas individualmente. Proposta desenvolvida com as turmas de 8º ano (A, B e C) do ensino fundamental durante o primeiro semestre de 2008.
OBJETIVOS:
GERAL:
•Estudar o Renascimento italiano, especificamente sua produção artística e seus principais artistas.
ESPECÍFICOS:
•Compreender as características e as principais transformações provocadas pelas idéias renascentistas;
•Identificar os ideais renascentistas e relacioná-los as transformações, sociais, culturais e científicas ocorridas no período;
•Pesquisar a vida a obra dos principais artistas renascentistas;
•Realizar seminários para apresentação das pesquisas e análise das informações coletadas;
METODOLOGIA:
Para o conhecimento do renascimento preparamos três atividades de estudo e pesquisa e uma atividade prática de produção em artes visuais relacionada ao renascimento.
TEXTO PARA LEITURA E ANÁLISE:
O RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Movimento de renovação intelectual e artística que atinge seu apogeu no século XVI, influenciando várias regiões da Europa. Com origem no humanismo, a noção de renascimento diz respeito à restauração dos valores do mundo clássico greco-romano.
O ideal de renascentista é marcado pela crença em uma capacidade ilimitada da criação humana. A invenção da imprensa contribui para a disseminação de idéias. O espírito de inquietação estende-se à geografia e à cartografia, e o impulso de investigar o mundo leva às grandes navegações e ao descobrimento do Novo Mundo. Como conseqüências, ocorrem progressos técnicos e conceituais, além de questionamentos que abrem caminho para as reformas religiosas.
O humanismo, estudo da antiga cultura greco-romana, está na origem do Renascimento e surge na Itália no século XIV. É favorecido pelo progresso econômico das cidades italianas, dominadas por uma rica burguesia, interessada nas letras e nas artes. Seus principais centros são Florença, Veneza e Roma e os primeiros grandes representantes, Francesco Petrarca (1304-1374) e Giovanni Boccaccio. O humanismo desenvolve-se de modo notável e atinge o apogeu na Itália, no século XV, em razão de fatores como a proteção dos mecenas (papas, bispos, reis, príncipes e banqueiros que reúnem obras clássicas, amparam os estudiosos da literatura grega e latina, fundam bibliotecas e embelezam seus palácios e igrejas); a fuga dos sábios bizantinos, grandes conhecedores da cultura clássica, para a Itália e a invenção da imprensa. Seus principais nomes nesse período são Erasmo de Roterdã e Thomas Morus (1478-1535).
O Renascimento italiano é favorecido ainda, além dos fatores determinantes do humanismo, por uma tradição clássica, já que o país abrigou o centro do Império Romano, e pelo crescimento econômico das cidades italianas. Grandes mestres do Renascimento italiano são Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Ticiano e Tintoretto. Entre os escritores, destaca-se Maquiavel.
O Renascimento marcou o início dos tempos Modernos no plano cultural. Começou nos fins da Idade Média e atingiu a plenitude entre os séculos XV e XVI. A denominação Renascimento foi resultado da preocupação dos homens que viveram esta evolução cultural, em aproximar a sua época da Antigüidade. Consideravam, portanto que a sua época via renascer a cultura antiga, a partir da qual se orientavam, em oposição à cultura medieval, que desprezavam. Julgavam viver um período de luzes depois das “trevas” medievais.
Houve, portanto, um retorno à cultura greco-romana, tanto no plano artístico como na maneira de pensar.
Isso trouxe a redescoberta do valor e das possibilidades do homem, que passou a ser considerado o centro de tudo. Na Idade Média o centro era Deus.
Foi também acentuada a importância do estudo da natureza.
A característica mais marcante do Renascimento foi o seu profundo racionalismo, isto é, a convicção de que tudo pode ser explicado pela razão do homem e pela ciência, a recusa de acreditar em qualquer coisa que não tenha sido provada. Os métodos experimentais, a observação científica, o desenvolvimento da contabilidade, a organização política racional, que começaram no Renascimento, são exemplos desse racionalismo.
Os artistas de Florença – A maior parte da Itália era dividida em pequenas cidades-estado, governadas por príncipes comerciantes. Esses príncipes não eram filhos de reis, mas de famílias de comerciantes ricos e poderosos. Muitas vezes irrompiam guerras entre eles.
Florença é uma cidade localizada nos montes toscanos, que ficou famosa por toda a Europa por causa dos tecidos que produzia. Uma das famílias mais influentes de Florença, os Médici, queria ser lembrada assim como outras famílias que lá viviam.
Com o progresso das cidades e do comércio, muita gente enriqueceu a ponto de ficar em condições de proteger os artistas e gastar bastante com a Arte; os protetores dos artistas eram chamados mecenas. Estes acabavam conhecidos e respeitados por todos. A Arte os ajudava a conseguir créditos e a divulgar as atividades de suas empresas, contribuindo para o seu progresso.
Como o fato de ser mecenas era sinal de prestígio, o interesse social uniu-se ao econômico e ao político da Itália.
As famílias poderosas convidavam artistas para pintar, esculpir e construir prédios para eles, e Florença tornou-se um centro de atividade artística. Foram criadas escolas de aprendizagem, onde eram lidos os livros dos gregos e dos romanos. Em pouco tempo Florença ficou conhecida como uma nova Roma – o mundo Clássico dos Gregos e Romanos havia renascido.
A perspectiva - Os afrescos, os retábulos e as pinturas decorativas dos palácios eram todos planos e bi-dimensionais. Como pintar o espaço dentro da pintura? Como fazer as coisas perecerem estar à distancia? Os artistas estudaram a ci6encia da perspectiva a fim de fazer suas pinturas parecerem mais realistas – como se houvesse nelas um local tri-dimensional, dando profundidade a pintura.
A Arte que retrata as pessoas e a natureza - A arte não era mais criada somente para louvar a Deus. As pessoas deram a si mesmas uma nova importância no mundo. Os florentinos tentaram mostrar o mundo da beleza, criado por Deus para os seres humanos. A paisagem montanhosa de Toscana, em volta da cidade de Florença e de seu rio, o Arno, foi estudada. A natureza, a aparência e os pensamentos das pessoas também foram estudados.
PROPOSTA DE ATIVIDADES
I – Exercícios para resolução:
1-O que foi o Renascimento cultural e científico?
2-Por que o Humanismo representa uma das principais características do Renascimento?
3-Explique as mudanças:
a-De visão teocêntrica para visão antropocêntrica;
b-De visão geocêntrica para visão heliocêntrica;
4-Quais os principais artistas do Renascimento?
5-Explique o que foi o renascimento cultural e científico?
6-Onde começa o renascimento e qual a importância dos mecenas para o seu desenvolvimento?
7-O que é humanismo e por que ele foi tão valorizado durante o renascimento?
8-Quais as principais características do renascimento?
9-O que foi a reforma protestante e qual o nome do seu líder?
10-Quais as principais transformações provocadas pelo renascimento?
11-Quais as principais características da pintura renascentista?
12-Pesquise e transcreva para seu caderno informações biográficas sobre um artista renascentista? Pesquise também por imagens de obra desse artista.
II - TEMAS PARA PESQUISA
O Renascimento surgiu na Itália, manifestou-se em várias áreas do conhecimento e expandiu-se para outros países. PESQUISE:
1-Renascimento intelectual ou humanismo;
2-Renascimento Científico;
3-Renascimento cultural e artístico;
4-Renascimento nos Países Baixos ( Bélgica e Holanda );
III - SEMINÁRIOS
Roteiro:
a-Dados biográficos, característica pessoal, início da carreira, com quem estudou?
b-Quem o contratava? Tinha ajudantes? Como viviam? Quais as ferramentas de trabalho?
c-Quais as principais obras e onde estão agora?
d-Quais as relações dessas obras com as características da época em que foram feitas? O contexto histórico da produção do artista.
e-Reproduções das principais obras – painel de imagens.
ARTISTAS SELECIONADOS:
RAFAEL
MICHELANGELO
BOTTICELLI
LEONARDO DA VINCI
PIERO DELLA FRANCESCA
36 Comentários:
adorei as imagens mais cade do willian shapeare
professor seu blog é d + kkk, vai me ajudar a fazer o trabalho sobre renascimento vaaleu =D
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Olá! Essa atividade sobre o Renascimento me ajudou muitoa elaborar uma outra atividade para os meus alunos! Valeu
dei um cope pro meu trabalho.
faltou mais imagens sobre o renascimento cultural e científico! XD
gostei, mas onde está o aspecto filosófico?
adorei o blog, esse texto o exercício me ajudaram a fazer a minha prova. :D
PQ nao coloca as respostas tb?
eu quero as respostas!!!
Adorei o site...Parabéns!!!!Não se importa de eu realizar as atividades com meus alunos, não é? kkkkkkbjinhos
gostei mtu do site mais seria melhor se estivesse todas as respostas teremos melhor entendimento relacionado ao assunto
aposto que esse anônimo citado acima sobre aplicar as atividades aos alunos é minha professora de história...pq realmente ela passo exatamente a mesma coisa sem tirar e nem por...poxa professora pq nao pediu as respostas tbm to precisando.bjsss VI..
nossa eu to fazendo uma pesqusa sobre eles
muito legal o trabalho se vcs parabens esse trabalho ficou 10!!
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
quero reposta pequana para :
renascimento cultural e cientifico
quero reposta pequena para :
afrescos
ki lixo voceis nem sabem o q diz
sei simm
Nadaa avee affz zooa taa legal shaushaushauh
Nooossa, adorei esse blog!
Serviu para eu fazer meu trabalho. :D
VLW MESMOOO
AFF QUEM GOSTA DISSO É MUITO CDF UMA PO*#@
esses artista sao otimo eu adorei todas as obras de arte
isso é coisa para viado
ADOOOREI , me ajudo mtto no trabalho de escola !
as fotos são ótimaas , :]]
bjj !
olha gostei muito do site eu to na 6 serie e vai me ajudar muito a fazer meu seminario vlw mesmo
amei amei amei vcs me ajudaram muito a fazer meu trabalho da 6 serie meu professor e muito exigente odeio odeio odeio tudo oq ele pasasa maais vcs me ajudaram muito vlw mesmo ♥
pintura execultada sobre revestimento fresco de paredes e tetos
valeu por me ajudarem em minha liçao
q porra de blog
D +++++ professor vai me ajudar muito pra prova
Que poraa de blog é esse muito chato
mi ajudou
vlw mano me ajudou muito
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial