segunda-feira, 12 de abril de 2010

O RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO - proposta de ensino.





INTRODUÇÃO

Conhecer e compreender a importância histórica do Renascimento para o desenvolvimento da civilização ocidental é de fundamental importância para o entendimento das mudanças sociais, culturais e científica ocorridas nesse período. Na construção desse conhecimento partimos da análise do contexto histórico renascentista e centramos nosso foco no estudo das biografias dos principais artistas e na análise de suas mais importantes obras. Nosso planejamento buscou envolver os alunos em diferentes atividades e levá-los a ler, escrever, pesquisar, organizar e executar apresentação de seminários. Incorporamos também uma atividade prática de produção em artes visuais (gravura com isopor) como um dos elementos de critérios para a avaliação da unidade. As atividades de pesquisa e seminários foram desenvolvidas em grupo e os exercícios e a realização e impressão da gravura foram realizadas individualmente. Proposta desenvolvida com as turmas de 8º ano (A, B e C) do ensino fundamental durante o primeiro semestre de 2008.

OBJETIVOS:

GERAL:
•Estudar o Renascimento italiano, especificamente sua produção artística e seus principais artistas.

ESPECÍFICOS:
•Compreender as características e as principais transformações provocadas pelas idéias renascentistas;
•Identificar os ideais renascentistas e relacioná-los as transformações, sociais, culturais e científicas ocorridas no período;
•Pesquisar a vida a obra dos principais artistas renascentistas;
•Realizar seminários para apresentação das pesquisas e análise das informações coletadas;

METODOLOGIA:

Para o conhecimento do renascimento preparamos três atividades de estudo e pesquisa e uma atividade prática de produção em artes visuais relacionada ao renascimento.

TEXTO PARA LEITURA E ANÁLISE:

O RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO

Movimento de renovação intelectual e artística que atinge seu apogeu no século XVI, influenciando várias regiões da Europa. Com origem no humanismo, a noção de renascimento diz respeito à restauração dos valores do mundo clássico greco-romano.
O ideal de renascentista é marcado pela crença em uma capacidade ilimitada da criação humana. A invenção da imprensa contribui para a disseminação de idéias. O espírito de inquietação estende-se à geografia e à cartografia, e o impulso de investigar o mundo leva às grandes navegações e ao descobrimento do Novo Mundo. Como conseqüências, ocorrem progressos técnicos e conceituais, além de questionamentos que abrem caminho para as reformas religiosas.
O humanismo, estudo da antiga cultura greco-romana, está na origem do Renascimento e surge na Itália no século XIV. É favorecido pelo progresso econômico das cidades italianas, dominadas por uma rica burguesia, interessada nas letras e nas artes. Seus principais centros são Florença, Veneza e Roma e os primeiros grandes representantes, Francesco Petrarca (1304-1374) e Giovanni Boccaccio. O humanismo desenvolve-se de modo notável e atinge o apogeu na Itália, no século XV, em razão de fatores como a proteção dos mecenas (papas, bispos, reis, príncipes e banqueiros que reúnem obras clássicas, amparam os estudiosos da literatura grega e latina, fundam bibliotecas e embelezam seus palácios e igrejas); a fuga dos sábios bizantinos, grandes conhecedores da cultura clássica, para a Itália e a invenção da imprensa. Seus principais nomes nesse período são Erasmo de Roterdã e Thomas Morus (1478-1535).
O Renascimento italiano é favorecido ainda, além dos fatores determinantes do humanismo, por uma tradição clássica, já que o país abrigou o centro do Império Romano, e pelo crescimento econômico das cidades italianas. Grandes mestres do Renascimento italiano são Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Ticiano e Tintoretto. Entre os escritores, destaca-se Maquiavel.
O Renascimento marcou o início dos tempos Modernos no plano cultural. Começou nos fins da Idade Média e atingiu a plenitude entre os séculos XV e XVI. A denominação Renascimento foi resultado da preocupação dos homens que viveram esta evolução cultural, em aproximar a sua época da Antigüidade. Consideravam, portanto que a sua época via renascer a cultura antiga, a partir da qual se orientavam, em oposição à cultura medieval, que desprezavam. Julgavam viver um período de luzes depois das “trevas” medievais.
Houve, portanto, um retorno à cultura greco-romana, tanto no plano artístico como na maneira de pensar.
Isso trouxe a redescoberta do valor e das possibilidades do homem, que passou a ser considerado o centro de tudo. Na Idade Média o centro era Deus.
Foi também acentuada a importância do estudo da natureza.
A característica mais marcante do Renascimento foi o seu profundo racionalismo, isto é, a convicção de que tudo pode ser explicado pela razão do homem e pela ciência, a recusa de acreditar em qualquer coisa que não tenha sido provada. Os métodos experimentais, a observação científica, o desenvolvimento da contabilidade, a organização política racional, que começaram no Renascimento, são exemplos desse racionalismo.
Os artistas de Florença – A maior parte da Itália era dividida em pequenas cidades-estado, governadas por príncipes comerciantes. Esses príncipes não eram filhos de reis, mas de famílias de comerciantes ricos e poderosos. Muitas vezes irrompiam guerras entre eles.
Florença é uma cidade localizada nos montes toscanos, que ficou famosa por toda a Europa por causa dos tecidos que produzia. Uma das famílias mais influentes de Florença, os Médici, queria ser lembrada assim como outras famílias que lá viviam.
Com o progresso das cidades e do comércio, muita gente enriqueceu a ponto de ficar em condições de proteger os artistas e gastar bastante com a Arte; os protetores dos artistas eram chamados mecenas. Estes acabavam conhecidos e respeitados por todos. A Arte os ajudava a conseguir créditos e a divulgar as atividades de suas empresas, contribuindo para o seu progresso.
Como o fato de ser mecenas era sinal de prestígio, o interesse social uniu-se ao econômico e ao político da Itália.
As famílias poderosas convidavam artistas para pintar, esculpir e construir prédios para eles, e Florença tornou-se um centro de atividade artística. Foram criadas escolas de aprendizagem, onde eram lidos os livros dos gregos e dos romanos. Em pouco tempo Florença ficou conhecida como uma nova Roma – o mundo Clássico dos Gregos e Romanos havia renascido.
A perspectiva - Os afrescos, os retábulos e as pinturas decorativas dos palácios eram todos planos e bi-dimensionais. Como pintar o espaço dentro da pintura? Como fazer as coisas perecerem estar à distancia? Os artistas estudaram a ci6encia da perspectiva a fim de fazer suas pinturas parecerem mais realistas – como se houvesse nelas um local tri-dimensional, dando profundidade a pintura.
A Arte que retrata as pessoas e a natureza - A arte não era mais criada somente para louvar a Deus. As pessoas deram a si mesmas uma nova importância no mundo. Os florentinos tentaram mostrar o mundo da beleza, criado por Deus para os seres humanos. A paisagem montanhosa de Toscana, em volta da cidade de Florença e de seu rio, o Arno, foi estudada. A natureza, a aparência e os pensamentos das pessoas também foram estudados.



PROPOSTA DE ATIVIDADES

I – Exercícios para resolução:

1-O que foi o Renascimento cultural e científico?
2-Por que o Humanismo representa uma das principais características do Renascimento?
3-Explique as mudanças:

a-De visão teocêntrica para visão antropocêntrica;
b-De visão geocêntrica para visão heliocêntrica;

4-Quais os principais artistas do Renascimento?
5-Explique o que foi o renascimento cultural e científico?
6-Onde começa o renascimento e qual a importância dos mecenas para o seu desenvolvimento?
7-O que é humanismo e por que ele foi tão valorizado durante o renascimento?
8-Quais as principais características do renascimento?
9-O que foi a reforma protestante e qual o nome do seu líder?
10-Quais as principais transformações provocadas pelo renascimento?
11-Quais as principais características da pintura renascentista?
12-Pesquise e transcreva para seu caderno informações biográficas sobre um artista renascentista? Pesquise também por imagens de obra desse artista.


II - TEMAS PARA PESQUISA

O Renascimento surgiu na Itália, manifestou-se em várias áreas do conhecimento e expandiu-se para outros países. PESQUISE:

1-Renascimento intelectual ou humanismo;
2-Renascimento Científico;
3-Renascimento cultural e artístico;
4-Renascimento nos Países Baixos ( Bélgica e Holanda );


III - SEMINÁRIOS
Roteiro:

a-Dados biográficos, característica pessoal, início da carreira, com quem estudou?
b-Quem o contratava? Tinha ajudantes? Como viviam? Quais as ferramentas de trabalho?
c-Quais as principais obras e onde estão agora?
d-Quais as relações dessas obras com as características da época em que foram feitas? O contexto histórico da produção do artista.
e-Reproduções das principais obras – painel de imagens.


ARTISTAS SELECIONADOS:

RAFAEL



MICHELANGELO



BOTTICELLI



LEONARDO DA VINCI



PIERO DELLA FRANCESCA

36 Comentários:

Às 27 de maio de 2010 às 03:06 , Blogger biazinha disse...

adorei as imagens mais cade do willian shapeare

 
Às 31 de agosto de 2010 às 19:06 , Blogger LD disse...

professor seu blog é d + kkk, vai me ajudar a fazer o trabalho sobre renascimento vaaleu =D

 
Às 18 de setembro de 2010 às 13:45 , Anonymous Anônimo disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
Às 23 de setembro de 2010 às 08:10 , Anonymous Anônimo disse...

Olá! Essa atividade sobre o Renascimento me ajudou muitoa elaborar uma outra atividade para os meus alunos! Valeu

 
Às 20 de outubro de 2010 às 06:47 , Blogger HIGOR VINICIUS disse...

dei um cope pro meu trabalho.

 
Às 25 de outubro de 2010 às 13:55 , Anonymous Anônimo disse...

faltou mais imagens sobre o renascimento cultural e científico! XD

 
Às 17 de novembro de 2010 às 03:39 , Anonymous Anônimo disse...

gostei, mas onde está o aspecto filosófico?

 
Às 20 de novembro de 2010 às 00:33 , Anonymous Alana disse...

adorei o blog, esse texto o exercício me ajudaram a fazer a minha prova. :D

 
Às 7 de dezembro de 2010 às 12:59 , Anonymous Anônimo disse...

PQ nao coloca as respostas tb?

 
Às 18 de janeiro de 2011 às 06:03 , Anonymous Anônimo disse...

eu quero as respostas!!!

 
Às 16 de fevereiro de 2011 às 17:34 , Anonymous Anônimo disse...

Adorei o site...Parabéns!!!!Não se importa de eu realizar as atividades com meus alunos, não é? kkkkkkbjinhos

 
Às 10 de março de 2011 às 14:33 , Anonymous Anônimo disse...

gostei mtu do site mais seria melhor se estivesse todas as respostas teremos melhor entendimento relacionado ao assunto

 
Às 10 de março de 2011 às 14:38 , Anonymous Anônimo disse...

aposto que esse anônimo citado acima sobre aplicar as atividades aos alunos é minha professora de história...pq realmente ela passo exatamente a mesma coisa sem tirar e nem por...poxa professora pq nao pediu as respostas tbm to precisando.bjsss VI..

 
Às 3 de abril de 2011 às 15:38 , Anonymous Anônimo disse...

nossa eu to fazendo uma pesqusa sobre eles

 
Às 5 de abril de 2011 às 13:45 , Anonymous Anônimo disse...

muito legal o trabalho se vcs parabens esse trabalho ficou 10!!

 
Às 7 de abril de 2011 às 15:58 , Blogger sadasaasda disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 14 de abril de 2011 às 21:48 , Blogger alexsander porra disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
Às 30 de abril de 2011 às 08:46 , Anonymous Anônimo disse...

quero reposta pequana para :
renascimento cultural e cientifico

 
Às 30 de abril de 2011 às 08:47 , Anonymous Anônimo disse...

quero reposta pequena para :
afrescos

 
Às 8 de maio de 2011 às 14:07 , Anonymous Anônimo disse...

ki lixo voceis nem sabem o q diz

 
Às 11 de maio de 2011 às 06:32 , Anonymous Anônimo disse...

sei simm

 
Às 23 de maio de 2011 às 17:55 , Anonymous Anônimo disse...

Nadaa avee affz zooa taa legal shaushaushauh

 
Às 26 de maio de 2011 às 22:29 , Anonymous Anônimo disse...

Nooossa, adorei esse blog!
Serviu para eu fazer meu trabalho. :D
VLW MESMOOO

 
Às 13 de junho de 2011 às 10:24 , Anonymous Anônimo disse...

AFF QUEM GOSTA DISSO É MUITO CDF UMA PO*#@

 
Às 13 de junho de 2011 às 16:46 , Anonymous Anônimo disse...

esses artista sao otimo eu adorei todas as obras de arte

 
Às 29 de setembro de 2011 às 10:42 , Anonymous Anônimo disse...

isso é coisa para viado

 
Às 24 de outubro de 2011 às 15:03 , Anonymous monnizê :]]* disse...

ADOOOREI , me ajudo mtto no trabalho de escola !
as fotos são ótimaas , :]]

bjj !

 
Às 24 de março de 2012 às 13:15 , Anonymous Anônimo disse...

olha gostei muito do site eu to na 6 serie e vai me ajudar muito a fazer meu seminario vlw mesmo

 
Às 28 de março de 2012 às 14:59 , Anonymous Anônimo disse...

amei amei amei vcs me ajudaram muito a fazer meu trabalho da 6 serie meu professor e muito exigente odeio odeio odeio tudo oq ele pasasa maais vcs me ajudaram muito vlw mesmo ♥

 
Às 4 de abril de 2012 às 16:47 , Anonymous Anônimo disse...

pintura execultada sobre revestimento fresco de paredes e tetos

 
Às 12 de abril de 2012 às 17:41 , Anonymous Anônimo disse...

valeu por me ajudarem em minha liçao

 
Às 12 de abril de 2012 às 17:43 , Anonymous Anônimo disse...

q porra de blog

 
Às 18 de abril de 2012 às 10:17 , Blogger codap disse...

D +++++ professor vai me ajudar muito pra prova

 
Às 8 de maio de 2012 às 11:10 , Anonymous Anônimo disse...

Que poraa de blog é esse muito chato

 
Às 12 de novembro de 2012 às 07:31 , Anonymous Anônimo disse...

mi ajudou

 
Às 5 de março de 2015 às 14:52 , Anonymous Anônimo disse...

vlw mano me ajudou muito

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial